As unidades hoteleiras preferem contratar pessoal experiente com habilidades e conhecimentos adequados a cada uma das funções. É notoriamente difícil encontrar pessoal adequado no setor hoteleiro, tanto em cargos operacionais como  em cargos de gerência que exigem boa comunicação, organização e capacidade de liderança.

Formação

Esta realidade realça a importância que os empregadores deste sector desenvolvam uma estratégia de formação contínua para novos contratados e funcionários actuais. As acções de formação permitem atrair os melhores funcionários para ingressarem na unidade e também pode ajudar a diminuir a rotatividade.

No entanto, estas acções de formação lançam novos desafios às unidades hoteleiras.

Aa necessidade de contratar pessoal é sazonal, esta é uma das razões pelas quais é tão difícil encontrar bons funcionários. Muitos trabalhadores deste sector não reagem de forma positiva à flexibilidade que este tipo de função exige e da incerteza que enfrentam continuamente em conseguir horas suficientes. Por essa razão, muitos trabalhadores experientes abandonam o sector num curto espaço de tempo, deixando as unidades numa busca contínua por substitutos adequados.

Trabalhar com um provider de formação especializado e direccionado para esta realidade pode ajudar os empregadores a formar de maneira rápida e eficiente novos funcionários para acompanhar as necessidades sazonais/pontuais.

A Hotel Academy responde exactamente a estes desafios.

Alguns dos benefícios
da formação empresarial

Para toda a equipa:
– Aquisição ou reforço de conhecimentos técnicos/comportamentais
– Prestação de um serviço de excelência de forma consistente e continuada
– Equipas partilham desde o início a edificação de uma cultura e conceito do cliente
– A confiança é fortalecida após vivências em ambiente formativo
– Fortalecimento de relações interpessoais
– Reforço do compromisso dos membros da equipa

Para os cargos superiores:
– Capacidade de liderança genuína através da confiança e comunicação consciente
– Descoberta de novos caminhos para motivação nas equipas
– Trabalho diário com base na colaboração e responsabilização

Como sabemos que cada unidade é única, a formação que fornecemos a cada uma é personalizada mediante a seguinte metodologia:

Marcação da reunião inicial e levantamento das reais necessidades de formação

Desenho da formação
à medida do cliente

Envio da proposta de
conteúdos e orçamento

Marcação da auditoria
(cliente mistério – opcional)

Formação

Algumas das áreas de actuação:

Atendimento de excelência
e Relação com o cliente

– Atendimento de excelência na recepção
– Atendimento de excelência restaurante e bar
– Atendimento de excelência nos andares
– Gestão de reclamações
– Etiqueta e Protocolo
– Etc

Alojamento

– Organização de Serviços,
Andares e Lavandaria
– Organização do Serviço de Recepção
– Decoração e Arranjos Florais
– Gestão do departamento de housekeeping
– Etc

F & B

– Gestão de alimentos e bebidas
– Técnicas de Serviço de Mesa e Bar
– Enologia e Serviço de Vinhos
– Cocktails
– Decoração de Buffets
– Mixologia avançada
– Etc

Comportamental

– Gestão de Conflitos e do stress
– Gestão de Tempo e organização do trabalho
– Apresentação e Imagem
– Liderança e gestão de Equipas
– Motivação de equipas e pessoas
– Liderança para chefias intermédias
– Up-selling e cross-selling
– Etc

TIC

– Revenue & yield management
– e-commerce e gestão de canais online
– Web 2.0 em hotelaria
– Marketing e vendas em hotelaria
– Sistemas de Fidelização de Clientes (CRM)
– Pricing
– Etc

Organização de Eventos

– Eventos empresariais
– Eventos de promoção e marketing
– Organização operacional de eventos
– Catering em eventos
– Etc

Peça-nos já mais informações!

Gestora da Formação | RH : Ana Canhoto | ana.canhoto@efuturo.pt | 211 334 719